Prof. O.R. Fabricio*

Esse atributo, o protagonismo é um fator que precisa ser conhecido tanto pelos candidatos a estágio quanto pelos recrutadores e selecionadores pois tem sido um fator de grande ajuda para a escolha dos melhores candidatos.

O MERCADO de trabalho MUDOU – Já mudou muito e continuará mudando tão aceleradamente quanto mudarem as tecnologias que o incrementam.

O mundo digitalizado vem elevando os padrões atitudinais e comportamentais. Mas esse Mercado não é sustentado apenas pelas tecnologias, são fundamentais as pessoas para ativá-las. “Pessoas além da tecnologia!”

 

O que isso Significa? Mudança “quem não muda, dança!” 

 

Por que Mudança?

Porque vivemos dentro de um contexto em permanente mudança, mas é importante ressaltar que Mudança é um processo e não um evento”

E qual mudança é necessária neste momento?

A diferença de onde estou para onde quero chegar o que significa o caminho a se percorrer…

Muitos estudos têm sido feitos a respeito da configuração atual do Mercado de Trabalho, investigando especialmente as competências mais desejadas no momento. 

As 7 competências que mais têm aparecido entre os requisitos procurados pelas empresas nesse contexto são:

Iniciativa, Trabalho em equipe, Integridade, Criatividade, Comprometimento, Resiliência e Adaptabilidade.

No meio desse ambiente, por vezes ficamos assustados e temerosos, desde um processo seletivo onde participamos, até o convívio diário com as rotinas de trabalho nos perguntamos: “Como se destacar diante dessa realidade?”

Aqui, incluímos uma competência, muito desejada e que tem sido um grande diferencial na escolha de novos estagiários e funcionários em geral, o Protagonismo.

Encontramos uma definição muito clara sobre PROTAGONISMO:

“Qualidade da pessoa que se destaca em qualquer situação!”

Sim, e como se destacar?

Começamos por distinguir os pilares do Protagonismo…: Técnicas, Ambiente, Autoconhecimento e Autoliderança

Devemos aprender técnicas de acordo com a área em que se deseja atuar, mas é importante aprender sobre o ambiente e o que é muito importante sobre si mesmo!

O conhecimento técnico engrandece a atuação do profissional dentro de uma empresa e empodera suas opiniões, sugestões e decisões. Porém, entender o ambiente onde estamos e saber quem somos são elementos que, de fato, nos empoderam.

Observe!

Somente perto de 15% da população brasileira possui ensino superior completo. Mas esse número se aproxima de 60% se avaliarmos apenas o estado de SP, onde estão concentradas as maiores oportunidades no mercado de trabalho.

Mas há que se discriminar Protagonismo Interno X Protagonismo externo

Pelo autoconhecimento, desenvolvemos o interno, ou seja quando me conheço, ajo de forma coerente comigo mesmo, com meus conceitos e sentimentos. Já o protagonismo externo acompanha um contraponto: figuração. 

O ambiente e as pessoas nele inseridas, definem o momento de exercer cada um desses papéis. É preciso perceber…

Numa atividade em grupo, por exemplo, precisamos perceber quando é o momento de se colocar e quando devemos ceder o espaço a outra pessoa que notamos ter melhor competência para a situação. O candidato que sabe respeitar o outro no momento adequado, dando-lhe a oportunidade de se colocar, efetivamente está protagonizando, porque está evidenciando uma capacidade de trabalhar cooperativamente em grupo.

Já o autoconhecimento é uma prática que podemos desenvolver continuamente! Me conhecendo, controlo o meu comportamento, e lidero a mim mesmo!

Preciso saber se tenho a capacidade ou a competência exigida para a situação e também me conhecer profundamente, saber quem sou, o que consigo ou não que tipo de pessoas sou.

Citamos a seguir, algumas formas de praticar o AUTOCONHECIMENTO!

  • Neurolinguística (visual, auditivo, cinestésico)
  • Inteligência Emocional (quociente de IE em contraponto ao QI quociente de inteligência)
  • Estilo de liderança (autocrático, democrático, participativo e delegativo)
  • Psicoterapia
  • Leader Training
  • Comunicação inter e intrapessoal
  • Coach
  • Entre outras

 

O principal caminho para protagonizar com qualidade é o autoconhecimento. Tudo isso faz parte de um exercício contínuo, não nos tornamos protagonistas de repente…

Mas, quanto mais cedo iniciamos essa caminhada, mais cedo alcançamos êxito

 

Vamos comandar nosso futuro?

 

*O professor Fabricio é Psicólogo, com especialização em Gestão de Pessoas, Psicodramatista e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura.