Processo seletivo é uma situação que todas as pessoas que buscam atuar no mercado de trabalho irão enfrentar, entretanto quase ninguém se considera 100% preparado para enfrentar as entrevistas, principalmente se for a primeira entrevista.

A entrevista é algo que tira você da sua zona de conforto, pois você irá se apresentar, esclarecer informações sobre o seu currículo, como a trajetória profissional e educacional, além de ser questionado sobre diversas perguntas que você pode ou não estar preparado para respondê-las.

Sendo assim, é normal surgir anseios e preocupações antes do momento da entrevista, e pensando nisso, resolvi escrever para vocês algumas dicas:

Primeiramente, é importante que você anote quais são as vagas que você está se candidatando, pois é normal as pessoas se candidatarem para várias oportunidades ao mesmo tempo. Entretanto, quando você é chamado para participar da entrevista, você precisar saber qual das vagas é, e caso você não lembre, questionar sobre ela para e recrutadora pode soar como um desinteresse e desorganização da sua parte.

Quando for convidado para participar da entrevista, pesquise com antecedência sobre a localização da empresa, para que você não seja pego de surpresa e se atrase para a entrevista, e, além disso, pesquise sobre a empresa. É importante ter conhecimento sobre do que se trata a empresa que você possivelmente possa vir a estagiar. Pesquisar informações sobre sua história, seu desenvolvimento, sua cultura, missão e valores, são fatores que auxiliarão você a analisar se o local está de acordo com o que você busca para sua trajetória profissional, e também você já está preparado para responder algo relacionado a essas informações, caso a/o entrevistador(a) questione algo.

No dia da entrevista, é normal as recrutadoras realizarem a seguinte pergunta: “Me fale sobre você”, e a dica aqui é: responda essa pergunta baseada nas informações do seu currículo, seguindo a ordem do que está sendo apresentado, para que você não esqueça de informar nenhum detalhe. Então, treine a sua apresentação visualizando as informações do seu currículo, grave-as mentalmente e reproduza-as na sua apresentação.

O seu currículo inicia com seus dados pessoais, logo suas experiências educacionais, seguindo da trajetória profissional e por fim conhecimentos extras como idiomas e etc. [clique aqui para saber como elaborar seu Currículo]

Também é importante pesquisar na internet quais são as perguntas utilizadas em processos seletivos e elaborar respostas para esses possíveis questionamentos. É interessante treinar muito antes, mesmo que possa parecer ridículo para você falar sozinho, mas se você preferir, e caso tenha alguém próximo, seria mais interessante ainda poder simular uma entrevista e estar apto para receber críticas e sugestões.

E caso você esteja indo para a sua primeira entrevista de estágio, e não tenha experiência profissional para contar ainda, traga informações sobre o seu desenvolvimento pessoal e educacional que destaquem que você está buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos para atuar na vaga desejada para colocar em prática o que está aprendendo na faculdade.

Espero que tenha ajudado! Um grande abraço e boa sorte!

Marina Bello, Psicóloga Orientadora Profissional (CRP 07/23798) graduada pela PUC-RS, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e formada em Coaching pelo IBC. Presta serviços para jovens e adultos relacionados ao desenvolvimento profissional, como orientação profissional, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira e preparação para aposentadoria.

Precisando, é só escrever para: [email protected]